Relatorio de Quimica - Reações de Oxiredução
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: Laboratório de QUíMICA GERAL
TUrma: 02
Érico Nirondy Tôrres Oliveira
RELATÓRIO da PRÁTICA DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO
REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO
CARAÚBAS - RN
2014
Érico Nirondy Tôrres Oliveira
RELATÓRIO da PRÁTICA DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO
REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO
Relatorio da pratica do curso de Laboratorio de Quimica Aplicada a Engenharia, Ufersa, Campus Caraubas, sobre a tematica de reações de oxirredução.
Niwton Lima de Araujo
UFERSA
Caraubas - RN
2014
INTRODUÇÃO São chamadas reações oxirredução aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. Nota-se isso por meio do número de oxidação (Nox) de cada elemento, que se trata da carga elétrica real, no caso de íons monoatômicos (um átomo que ganhou ou perdeu elétrons), e, no caso de compostos moleculares ou de íons polinuclerares, é a carga elétrica que ele teria se a ligação fosse rompida, ou seja, sua tendência de atrair os elétrons.
O Redox, potencial de oxidação-redução de uma substancia, pode ser definida, de um modo geral, pela facilidade com a qual o substrato ganha ou perde elétrons. Se ele perde elétrons, diz-se que este substrato é oxidado, de forma que, quando um substrato ganha elétrons, diz-se que se tornou reduzido.
Um substrato que facilmente doa elétrons é chamado de bom agente redutor, e aquele que facilmente recebe elétrons é denominado bom agente oxidante. Quando os elétrons são transferidos cria-se uma diferença potencial, podendo esta ser medida através de um instrumento adequado e é expressa em milivolts. Quanto mais oxidada está uma substância, mais positivo será o seu potencial elétrico.
Observamos o Nox de cada elemento envolvido na reação e quando percebermos que o Nox