Relatorio de organica
QUÍMICA ORGANICA MÉTODOS DE ANÁLISES FÍSICAS – PONTO DE FUSÃO, CROMATOGRAFIA CCD
Alex Diogo de Souza Santos
Denis Carretero
Ingrid Bauer
Vanderlei Aparecido Curso de Química, Centro Universitário UNIFIEO
Av. Franz Voegeli, 300 – Vila Yara – OSASCO-SP
Ponto de fusão é a temperatura em que o primeiro cristal começa a se fundir ate a temperatura em que o último cristal desaparece. Assim sendo, o ponto de fusão(abreviado como pf) e , na verdade, uma faixa de fusão. Geralmente, os pontos de fusão são determinados por duas razões consistem em isolar um elemento ou composto químico a partir de uma amostra pesada sujeita a análise. Na separação deste elemento ou composto a analisar, foca-se em transformar elementos ou radicais em compostos mais estáveis e pouco solúveis onde depois são submetidos a uma filtração, purificação através de lavagens e aquecimento, e por fim pesagem para se calcular a massa do elemento ou radical separado.
Palavras chaves: Gravimetria, Precipitação do Níquel, Dimetilglioxima.
Introdução
Níquel é um metal branco prateado, dotado de qualidades significativas à utilização industrial, como por exemplo, a ductibilidade (propriedade física de um material de suportar deformação plástica sob a ação de uma de terminada carga, sem o risco de fratura ou rompimento), ou então a maleabilidade (capacidade de ser moldado por deformação).
O níquel é um material de grande resistência mecânica à corrosão e a oxidação.
O níquel é bastante usado sob sua forma pura, para a produção de protetores de peças metálicas, devido à sua já mencionada alta resistência à oxidação (ferrugem). É aplicado principalmente em ligas ferrosas e não-ferrosas para consumo no setor industrial, em material bélico, em moedas, na área de transporte, nas aeronaves, na área de construção civil, aços inoxidáveis, ou ainda na produção do ímã artificial conhecido como Alnico (sigla referente aos componentes do mesmo: Alumínio, Níquel e Cobre). O sulfato de níquel