Relatorio de organica
1. Objetivos Realizar a identificação de compostos orgânicos por ensaios químicos simples e de rápida visualização.
2. Introdução Cada grupo funcional apresenta certas reações características, dai as mesmas serem utilizadas como reações de identificação. Estas reações são testes qualitativos, que permitem caracterizar uma determinada funcionalidade observando-se uma transformação química através de mudanças físicas provocadas por uma reação. A partir da evidencia experimental, deduze–se qual o grupo funcional presente na amostra desconhecida. Com restrições adicionais, os testes de analise funcional devem ser á pressão atmosférica e num intervalo de tempo relativamente pequeno. Realizam-se, então, ensaios por meios de reagentes adequados a uma caracterização mais precisa. Abaixo estão listados os mais importantes testes de analise funcional, organizados por classes funcionais.
• Teste da 2,4dinitrofenilhidrazina: O teste permite a identificação de aldeídos e cetonas, (teste de DNH é positivo pra aldeídos e cetonas). O produto tem na maior parte dos casos, um ponto de fusão nítido, útil na identificação dos compostos orgânicos.
• te Teste de Tollens: Serve para distinguir aldeídos de cetonas. A oxidação do aldeído pelo reagente de tollens dá positiva enquanto as cetonas dão negativo. O teste consiste em reagir o composto a ser identificado com AgNo3 + NH3= Ag(NH3)2. Ao reagir com o aldeído observa-se a formação de um espelho de prata.
• Teste do Iodofórmio: Permite distinguir cetonas metílicas das outras cetonas. Em meio básico, a cetona metílica vai aumentado a acidez e reagindo com o iodofórmio. O teste e positivo se forem visível um precipitado amarelo ou uma suspensão leitosa devido à clivagem das cetonas metílicas.
3. Materiais e Métodos Primeiramente é necessário enumerar os tubos a fim de evitar trocas das amostras para iniciarmos a prática.
3.1 Materiais Utilizados 1. Conta gotas 2.