RELATORIO DE NEUROFISIOLOGIA
Curso de Psicologia
RELATÓRIO DE NEUROFISIOLOGIA
SISTEMA NERVOSO
DIVISÃO ANATÔMICA
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Sistema nervoso central é aquele que se localiza dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral).
ENCÉFALO
Encéfalo é a parte do sistema nervoso central situado dentro do crânio neural. Encéfalo e medula constituem o neuro-eixo. No encéfalo, temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico. No homem, a relação entre o tronco encefálico e o cérebro pode ser grosseiramente comparada à que existe entre o tronco e a copa de uma árvore. A ponte separa o bulbo (ou medula oblonga), do mesencéfalo. Dorsalmente à ponte e ao bulbo localiza-se o cerebelo.
A superfície do cérebro do homem e de vários animais apresenta depressões denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvoluções cerebrais. A existência dos sulcos permite considerável aumento de superfície sem grande aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois terços da área ocupada pelo córtex cerebral estão "escondidos" nos sulcos. Muitos sulcos são inconstantes e não recebem qualquer denominação; outros, mais constantes, recebem denominações especiais e ajudam a delimitar os lobos e as áreas cerebrais. De qualquer modo, o padrão de sulcos e giros do cérebro varia em cada cérebro, podendo ser diferente nos dois hemisférios de um mesmo indivíduo. Em cada hemisfério cerebral, os dois sulcos mais importantes são o sulco lateral (de Sylvius) e o sulco central (de Rolando).
a) sulco lateral— Inicia-se na base do cérebro lateralmente à substância perfurada anterior, como uma fenda profunda que, separando o lobo frontal do lobo temporal, dirige-se para a face súpero-lateral do cérebro, onde termina dividindo-se em três ramos: ascendente, anterior e posterior. Os ramos ascendente e anterior são curtos e penetram no lobo frontal; o ramo posterior é muito mais longo, dirige-se para trás e para cima, terminando