Relatorio de Microbiologia
Título: Identificação de Bactérias da Família Enterobacteriaceae
Introdução: A família das enterobactéiras é constituída por cerca de 30 gêneros que incluem em sua classificação centenas de espécies. Os indivíduos dessa família apresentam-se na forma de bacilos tendo na coloração de Gram o aspecto vermelho, logo são Gram -, dentre as espécies contidas nessa família algumas fazem parte da microbiota normal do intestino dos humanos, enquanto outras são patógenas a esses indivíduos.
Mesmo apresentando muitos gêneros, alguns são de maior relevância laboratorial, isso relacionado à sua ocorrência infecciosa, são esses Escherichia coli, Enterobacter, Serratia marcescens, Shigella e Salmonella. Esses organismos são ubíguos, ou seja, organismos que são encontrados em qualquer ambiente desde o solo ao alimento, e são causadores de diversos tipos de doenças como infecções descomplicadas e infecções graves, e sendo os indivíduos pertencentes dessa família bacilos Gram -, podem levar ao choque endotóxico devido à endotoxina por eles produzidas que é liberada quando há o rompimento da parede celular da bactéria, quando há um tratamento bactericida para a infecção.
Objetivo: Realizar a técnica de identificação da família enterobacteriaceae, isso por meio do cultivo microbiano nos meios específicos para o teste, Citrato de Simons e Rugai.
Metodologia e Discussão: para a realização da prática descreveu-se os seguintes passos:
OBS: O cultivo microbiano é previamente realizado em meios adequados ao crescimento dos possíveis organismos da amostra clínica em questão, fazendo-se uso de colônias isoladas para se semear nos meio Citrato de Simons e Rugai.
1) Com o uso da agulha pega-se colônias isoladas do meio de cultivo prévio da amostra clínica em análise, isso na capela microbiológica ou ao redor do bico de busen.
2) Semeia-se as colônias nos meios que serão usados no teste de identificação.
2.1) No meio de Rugai introduz-se a agulha até o fim