relatorio de microbiologia
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
MANAUS - AM
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
Jade Larissa Barbosa Monteiro
BACTÉRIAS E FUNGOS
Trabalho acadêmico solicitado com pré requisito para obtenção parcial de nota na disciplina Microbiologia dos Alimentos ministrada pelo professor: Diego Rayan Teixeira De Sousa Turma: FAM07S1, Curso de Farmácia.
MANAUS
2014
1. OBJETIVO Analisar no microscópio óptico de campo claro com objetiva de imersão (x100) bactérias gram-positivas e gram-negativas e fungos gram-positivos.
2. INTRODUÇÃO As bactérias são organismos unicelulares, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Costumam possuir uma parede celular rígida que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares). Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia. Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática. Podendo essa invaginar, formando uma dobra (mesossomo) concentrada em enzimas respiratórias.
Mergulhados no hialoplasma existem: um único filamento de DNA circular, contendo todas as informações (genes) necessárias ao funcionamento biológico bacteriano; vários ribossomos dispersos no hialoplasma; e grãos de glicogênio, utilizados como reservatório de nutrientes.
O material genético localiza-se normalmente em uma região chamada de nucleoide, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os