relatorio de micro
CAMPUS-JUVINO OLIVEIRA-ITAPETINGA-BA
Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais-DEBI
Engenharia Ambiental
Prof.ª Claudine
Microbiologia Ambiental
PRÁTICA 01
Observação microscópica das bactérias do iogurte
Itapetinga
2014
Introdução
O iogurte é derivado a partir da fermentação do leite, graças a ação de duas importantes bactérias: Streptococcus thermophilirus e Lactobacilius bulgaricus. Que são responsáveis por transformar a lactose, ou seja, o açúcar do leite, em ácido lático. Quando adicionadas após o processo de pasteurização do leite, estas bactérias permanecem vivas, tornando os iogurtes verdadeiros alimentos vivos.
Um dos aspectos positivos é o fato de que estas duas bactérias conseguirem manter no organismo um meio ácido que impede o desenvolvimento de outros microrganismos e leveduras que são prejudiciais à saúde, podendo causar infecções. Além dessa vantagem, as bactérias do iogurte ajudam o nosso corpo a reagir quando a flora intestinal está fraca ou na presença de microrganismos prejudiciais. Vale ressaltar que o Streptococcus thermophilirus e Lactobacilius bulgaricus são seres procariontes.
Objetivo
Observar as células procarióticas;
Distinguir as diferentes bactérias presentes no iogurte relativamente às suas formas.
Materiais
Procedimento Experimental
1-Retirou-se uma pequena uma porção de iogurte com a ajuda de uma ansa de inoculação e espelhou sobre a lâmina.
2-Depois de secar levemente sobre a chama da lamparina (técnica de fixação do calor), adicionou-se uma gota de álcool e deixamos secar (evaporação do álcool).
3-Em seguida adicionamos algumas gotas do azul de metileno, deixando agir por 3 minutos, após esse período o material foi lavado com água destilada.
4-Após o material pronto, colocamos uma lamínula sobre a lâmina e por fim o material foi posto no microscópio ótico para ser analisado.
Resultado e Conclusão
A análise