Relatório Micro
Graduação Tecnológica em Processos Químicos.
Disciplina: Microbiologia Básica
Professora: Sâmara Sales
Relatório de Práticas Microbiológicas
05
Alunos:
Paula Bianca Pinheiro Viana
Rebeca Saldanha Castro
Waleska Maria Sousa Cruz
Fortaleza, CE
Outubro/2013
1 Sumário
2 Introdução
Modo de ação dos agentes de controle de microorganismos
A revisão de certas características da célula microbiana pode apontar os possíveis locais de ação de um agente antimicrobiano. Eles podem agir causando lesões na parede celular, alterações na permeabilidade celular, alterações das moléculas de proteínas e de ácidos nucléicos, inibição da ação enzimática, inibição da síntese de ácidos nucléicos, entre outras coisas.
Agentes microbianos
Os agentes microbianos podem ser microbicidas, que matam os microorganismos, ou microbioestático, que apenas inibem o crescimento destes.
O critério de morte de um microrganismo em Microbiologia é baseado em uma única propriedade: a capacidade de se reproduzir.
Agentes físicos
O método mais empregado para matar microorganismos é o calor, por ser eficaz, barato e prático. Os microorganismos são considerados mortos quando perdem a capacidade de multiplicar. (TEIXEIRA, 2010)
Calor úmido: A esterilização empregando calor úmido requer temperaturas acima de fervura da água (120º). Estas são conseguidas nas autoclaves, e este é o método preferencial de esterilização desde que o material ou substância a ser esterilizado não sofra mudanças pelo calor ou umidade. A esterilização é mais facilmente alcançada quando os organismos estão em contato direto como vapor, nestas condições o calor úmido matará todos os organismos.
Calor seco: A forma mais simples de esterilização empregando o calor seco é a flambagem. A incineração também é uma forma de esterilizar, empregando o calor seco. Outra forma de esterilização empregando o calor seco é feita em fornos, e este