Relatorio de materiais de construcao civil
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Engenharia Civil 4º Ca
Cascavel
2011
INTRODUÇÃO
Os testes para medir a umidade dos agregados em geral, são muito importantes para sabermos o tanto exato de água de devemos adicionar a mistura, neste relatório estão alguns procedimentos usados para ter esse resultado com eficiência.
A umidade da brita (pedras maiores) é desprezível pois a área da brita é pequena e não consegue carregar muita água, enquanto que agregados miúdos úmidos pode carregar muita água. Um exemplo esta na preparação do concreto será adicionada mais água, o importante é levar em conta o quanto de água o agregado trouxe, para sabermos quanto se adicionará a mais de água. O conhecimento do teor de umidade dos grãos é muito importante, pois a quantidade de água que os mesmos transportam para o concreto altera substancialmente o fator água/cimento, ocasionando decréscimo da resistência mecânica do concreto. Quando se trabalha com dosagem em volume a umidade da areia provoca o fenômeno conhecido como inchamento que deve ser considerado quando há à conversão dos traços para volume.
Segundo Bauer (2000, p.101) Dá-se o nome de inchamento ao aumento de volume que sofre a areia seca ao absorver água. Este aumento é produzido pela separação entre os grãos de areia devido à película de água que se forma em torno do grão provocando o afastamento da partícula.
O volume aparente de um agregado varia em função do seu teor de umidade, e a relação entre segundo uma curva de inchamento. Coeficiente de inchamento é o quociente entre os volumes úmido e seco de uma mesma massa de agregado.
O inchamento do agregado miúdo só terá de ser levado em conta pó ocasião da dosagem do concreto se esta não for feita pó volume dos agregados. Este modo de dosagem tem pouca precisão e só é aceitável em obras de pequena responsabilidade.
Fixa o procedimento abaixo, para a determinação expedita para teor de umidade dos solos e agregados miúdos, neste