Relatórios - Materiais de Construção Civil
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO POR PENEIRAMENTO
NBR 11579: 1991
1. Introdução
A finura do cimento, exerce grande influência sobre suas propriedades. Portanto, quanto mais finamente moído o cimento, maior será sua atividade química para com a água, resultando um volume menor de núcleo inerte.
Sua finura do cimento está relacionada a sua finalidade de produtos a base do cimento (como pastas, argamassas e concretos), o tempo de seu início e fim de pega, sua resistência a compressão, estabilidade volumétrica, geração de calor e hidratação e à durabilidade desses produtos.
2. Corpo do Trabalho
2.1. Parte Experimental
Para fazer esse experimento, utilizamos:
Balança;
Conjuntos de peneiramento (peneira #75 µm, nº 200, com tampa e fundo);
Pincéis;
Bastão de tubo de PVC (diâmetro= 20mm e comprimento= 250 mm);
Flanela;
Cronometro;
Vidro relógio (diâmetro= 100m);
Peneirador aerodinâmico;
Peneira apropriada para peneirador aerodinâmico;
Martelo de acrílico;
Recipiente para captação de acrílicos.
No procedimento, coletamos uma amostra de cimento contendo 50 ± 0,05g (M), em seguida, colocamos na peneira e a submetemos a movimentos de vaivém horizontais, com duas mãos, espalhando o cimento por toda a superfície da tela.
O objetivo disso foi fazer passar os grãos mais finos, que normalmente ocorre entre 3 a 5 minutos.
A seguir, prosseguimos o peneiramento com a peneira tampada, sem fundo, dando golpes no rebordo exterior da peneira com o bastão, para desprender as partículas aderidas na tela e no caixilho. Depois, paramos com o peneiramento e limpamos com pincel e a flanela toda superfície inferior da tela.
Encaixamos a peneira no fundo, retiramos a tampa e depois imprimimos movimentos de vaivém por aproximadamente 20 minutos (sempre girávamos o conjunto e limpávamos a tela com pincel a intervalos irregulares). Cuidamos para que o material ficasse uniformemente