Relatorio materiais de construção civil
Curso: Engenharia de Produção Civil
Disciplina: Materiais de Construção 2
Professora: Elizabetti
Alunos: André Buss, Andressa de Oliveira, Daniel Chagas, Dinaélin Jaquetti, Willyam Taciano.
[pic]
Curitiba, 10 de Fevereiro de 2009
Desenvolvimento do Experimento
No decorrer deste relatório iremos descrever o teste de consistência realizado no dia 10 de fevereiro de 2009, na sala F 003, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O objetivo de pesquisa foi observar através de métodos tais como, granulometria - empregada na obtenção de uma mistura homogênea dos materiais: cal e areia fina, para assim obter uma argamassa de reboco – o quanto tal composto é consistente.
O Reboco é uma argamassa utilizada na fase final da construção com a finalidade de ser o acabamento pré – pintura, com o traço 1:3 (cal: areia fina).
A medição ocorreu da seguinte forma:
Primeiramente, coletamos em laboratório uma areia de granulometria variada e a submetemos a um processo de peneiração, observando para que a areia selecionada estivesse sido retida pelas peneiras entre 0,25 e 0,50 mm de tamanho de tela.
Depois, pesamos 300 gramas de areia fina e 100 gramas de cal, no caso, foi utilizada cal virgem em vez da cal hidratada, com 55 gramas de água. Esses itens foram então misturados até ficarem homogêneos em uma argamassadeira.
Após, a amostra passou por um último procedimento, o quarteamento corresponde ao método de se colocar a argamassa em um tronco de cone, em camadas de três vezes, que por sua vez são achatadas por um soquete mecânico em números de golpes, respectivamente, 15, 10 e 5.
Logo após a amostra estar adequada, faz-se o arrasamento do cone, no nosso caso, não foi feito o arrasamento devido à quantidade de material ser insuficiente para tal passo.
Retira-se então o material cônico de cima da flowtable