Relatório - Materiais de Construção Civil (UNIP)
Materiais de Construção Civil
Agregados para Concreto
ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR VALÉRIO
INTRODUÇÃO
O concreto ou betão é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra (conhecido também como agregado) e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições. O concreto após ter passado por essa mistura, forma uma pasta ligante e aderente que é utilizada para vários fins na construção civil, cada qual com sua objetividade e utilização.
Os agregados para construção civil são materiais minerais sólidos inertes que, de acordo com granulometrias adequadas, são utilizados para a formação do concreto e também de produtos artificiais resistentes, mediante a mistura com materiais aglomerantes de ativação hidráulica ou com ligantes betuminosos.
A extração desses materiais (pedra e areia) é feita através de jazidas em locais específicos e nos leitos dos rios.
1. Areia Extração ou lavra de areia: Lavra é um conjunto de operações objetivando a extração de minérios para aproveitamento ao natural ou após processos de beneficiamento.
Extração de areia em encosta de morro: O arenito consiste de uma rocha maciça, constituída por sedimentos arenosos, apresentando-se em meia encosta. A lavra se desenvolve em meia encosta de morro, a céu aberto e é realizada por desagregação através do processo de escarificação.
O material resultante do processo de extração é transportado ao beneficiamento, peneirado em meio aquoso transformando-se em areia para comercialização.
Extração de areia em planícies aluviais: É o método de lavra utilizado em cavas secas a céu aberto.
Esse método de lavra consiste primeiramente na retirada do excesso de umidade do terreno. Após isso, inicia-se a retirada de capa de material estéril (solo e argila).
A camada de areia que se encontra sob