relatorio de mat 2
TEC157 - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II-E (T02P0201) curso - engenharia civil discentes: itamara rocha, SHIRLEY SILVA.
DOCENTE: CINTIA ARIANI FONTES
DOSAGEM E PRODUÇÃO DE CONCRETO
Feira de Santana-Ba
Novembro, 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho é referente ao estudo de Dosagem para produção de concreto. O proporcionamento adequado de materiais traz benefícios de qualidade, durabilidade e de custo ao concreto, porém a proporção inadequada pode encarecer e interferir nas propriedades do mesmo. A Dosagem, também chamada de traço do concreto pode ser determinada em volume ou peso, nosso traço foi experimental, levando em consideração a umidade dos agregados. Fatores como forma e tamanho dos agregados, bem como quantidade de agregado miúdo, de agregado graúdo, de cimento, e de água influenciam as propriedades do concreto da seguinte maneira:
1. Cimento - Ao inserir uma grande quantidade de cimento, por ser fino, temos uma maior liberação de calor, bem como menor exsudação e maior coesão, pois este ocupará espaços vazios entre os agregados graúdos, por exemplo.
2. Agregado graúdo - Por sua vez, quanto mais arredondado e mais liso for, proporcionará uma maior plasticidade e menor aderência, então sua forma influencias nas propriedades do concreto, o ideal é que seja mais rugoso para ter uma melhor aderência.
3. Agregado miúdo - Quanto maior sua quantidade, maior o consumo de água e de cimento, porém maior será a plasticidade.
O Método de dosagem que utilizamos foi o ABPC, criado na década de 80 pela Associação Brasileira de Cimento Portland por meio de experimentos. O método exige o conhecimento das seguintes informações:
Tipo, massa específica e nível de resistência aos 28 dias do cimento;
Análise granulométrica e massa específica dos agregados;
Dimensão máxima característica do agregado graúdo;
Consistência