Relatorio De LQA
Química – Bacharel
Laboratório de química analítica
Prof. Solange Dias
Identificação dos cátions do grupo IV (Ca2+, Sr2+ e Ba2+)
Maria Crislayne da Silva RGM: 135617-8
São Paulo – SP
09/2014
Objetivos
Identificar Ca, Sr e Ba nas reações químicas
Introdução
Os elementos Ca, Sr e Ba normalmente não são encontrados na natureza em sua forma metálica.
O Cálcio é facilmente encontrado como CaCO3 no mármore e no calcário. Já o Bário e o Estrôncio são encontrados mais frequentes como sulfatos, BaSO4 e SrSO4.
O Cálcio e o Bário reagem facilmente com Oxigênio e Nitrogênio em temperaturas elevadas, assim, são usados como capturadores na remoção dos últimos traços de ar nos tubos de raios catódicos.
O Cálcio é utilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo, e como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio.
O Bário tem aparência semelhante ao Cálcio, e seus sais são em sua maior parte insolúveis e tóxicos. Algumas de suas aplicações: A barita (hidróxido de bário) é utilizada para perfuração de poços de petróleo e na fabricação de borracha. O carbonato de bário é utilizado como venenos para ratos e para aumentar a refração e brilho de vidros. O clorato de bário e nitrato de bário são utilizados para criar a cor verde em fogos de artifício. A Liga de bário e níquel é utilizada nas velas e ignição de automóveis. Óxido de bário é utilizado para revestir eletrodos de lâmpadas fluorescentes, em razão da grande emissão elétrons. Peróxido de bário é utilizado em munições. Sulfato de bário é utilizado em tintas, vidros e como substância de contraste em exames de raios X.
O hidróxido de estrôncio é usado para refinação de açúcar e o nitrato, na produção de fogos de artifício coloridos de vermelho. Os compostos de estrôncio têm escassa aplicação técnica, pois podem ser substituídos pelos os de