Trabalho Cultura Relig
DREHER, Martin N. Coleção história da igreja volume 3. São Leopoldo: Sinodal, 1996. www.brasilalemanha.com.br/novo_site/noticia/perfil-dr-martin-norberto-dreher-historiador/3959#sthash.GlqiBtNi.dpuf Dados do autor:
Martin N. Dreher é natural de Montenegro, RS. Nascido em 1945, graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, e doutorou-se em História da Igreja, München, Alemanha, com a tese Igreja e Germanidade. Estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (1975). A temática da tese determinou suas pesquisas futuras, suas conferências e publicações, mormente dedicadas à História da Igreja e à História da Colonização e Imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período.
De 1978 a 1994 foi professor de História da Igreja e História do Dogma na atual Faculdades EST e de 1995 a 2011 na Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.
Fichamento:
‘’ A Reforma não iniciou com a divulgação das 95 teses de Lutero em 31 de outubro de 1517’’ (p.14). ‘’ A Reforma deve ser vista como um período entre a Idade Média e a Idade Moderna’’ (p.14). ‘’ O senhor territorial era ao mesmo tempo bispo, o secular e o espiritual [...] era impossível determinar onde começava um e onde terminava o outro [...] faltava uma boa teologia para distinguir e para enfrentar os problemas’’ (p.15). ‘’ A Igreja foi responsável pela formação literária, pelo direito, pela tradição política e pela técnica’’ (p.15). ‘’ Os papas do Renascimento deram importante contribuição para o advento da