Relatorio de laboratorio
Professor:
Alunos:
Análise macrografia e micrografia
25 março 2013, Chapecó-sc
Introdução:
Mostraremos um ensaio micrografico e macrografico no aço 1020, com ataque de iodo e nital, além de vários lixamentos em lixas de 100p á 400p para macrografia e 400p á 1200p para micrografia, também mas analises dos resultados de cada ensaio e algumas imagens de cada ensaio em um aumento de 50x á 500x.
Objetivo:
Este projeto visa aprender como funcionam os ensaios de macrografia e micrografia, a lixar e polir materiais, avaliar os diferentes ataques e observar a peça analisada em cada etapa do processo e também identificar diferentes erros e aspectos encontrados no material.
Materiais e Métodos:
Foi estudado o aço 1020, nos ensaios de macrografia e micrografia, na macrografia foram utilizadas as lixas 100/240/320/400, para retirar os ricos e corrosão do material, após isso foi realizado um ataque com iodo para analisar os defeitos de solda encontrados na peça e seus componentes que reagem com o iodo e na micrografia foram utilizadas as lixas 400/600/800/1200, para retirar alguns defeitos no material, falhas de soldas e ferrugem, após isso foi realizado polimento na peça a 300 RPM na função de retirar os riscos da peça, para depois realizar ataque com nital para identificar, e os contornos de grão. Resultados e Discussões:
Macrografia:
Lixa 100/ 240/ 320/ 400:
1ºlixamento: Podemos ver claramente o sentido do lixamento no aço , tanto na vertical quanto na horizontal, além de ser claramente visível manchas pretas de ferrugem na peça.
2ºlixamento: Os sentidos de lixamento são menos visíveis, ainda podemos observar pontos de corrosão no aço.
3ºlixamento: Os pontos de corrosão diminuíram significamente, apenas é visível um grande risco , e o sentido de lixamento diminuíram.
4ºlixamento: Nesta etapa final do lixamento, alcançamos o objetivo de remover a corrosão, a peça esta pronta para o ataque.
Ataque com iodo:
1º ataque: Notamos