Relatorio de Lab. Coeficiente de Atrito
I - Introdução
A força de atrito estático atua num corpo em repouso, em relação a uma superfície, sempre que o mesmo tende a deslizar sobre esta superfície. Essa força varia desde zero, quando não há tendência de movimento de corpo relativo à superfície, até o valor máximo, quando o corpo estiver em iminência de se mover relativamente à superfície.
A força de atrito estático máxima é dada por fe,máx = me N (7.1) onde me é o coeficiente de atrito estático e N a força que a superfície exerce sobre o corpo, sempre normal ao ponto ou região de contato. A força de atrito estático que atua sobre o corpo em qualquer situação é:
A força de atrito cinético é aquela que age sobre o corpo quando em movimento relativamente à superfície de apoio. Em de tratando de superfícies sólidas a experiência tem mostrado que a força de atrito é praticamente constante e depende apenas das superfícies e da força que comprime o corpo contra a superfície.
A força de atrito cinético é dada por:
onde mc é o coeficiente de atrito.
Se o corpo de massa m sustentado por uma superfície sofre a ação externa mas permanece em repouso, então tem-se (Veja a figura 7.1).
mg = N (7.4)
F = fe (7.5)
(fig. 7.1)
II – Parte Experimental
Objetivo: Determinar os coeficientes de atrito estático e cinético.
Materiais: Cronômetro, objeto de massa m, régua e superfície inclinada.
II.1 - Atrito Estático
Coloque um bloco sobre um plano inclinado e, a seguir aumente gradualmente o ângulo de inclinação até o bloco ficar na iminência de descer o plano.
Desenhe todas as forças que atuam no bloco.
Mostre que para o bloco na iminência de descer o plano o coeficiente de atrito estático é dado por: me = tg q (7.6)
Então, determine o coeficiente de atrito cinético.
II.2 - Atrito cinético
Incline o plano para que o bloco desça com movimento acelerado.
Meça o tempo para o