Relatorio de Física
JOÃO CARLOS HENRIQUE
RHAYANE ABRAHIM BATOREU
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Relatório apresentado ao professor Walace Pacheco, do curso de Graduação em Engenharia, Turma 3138 (2ªfeira 21:10), da Universidade Estácio de Sá Campus Sulacap como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física Experimental 2.
.
Rio de Janeiro
Maio/2015
1. INTRODUÇÃO
Processos de Transferência de Calor
O calor é uma forma de energia que é transferida de um corpo para outro em virtude de uma diferença de temperatura entre eles. Essa transferência de energia pode processar-se de três maneiras distintas: por condução, convecção ou radiação.
A Condução Ao colocar uma das extremidades de uma barra metálica em contato com uma fonte térmica e segurar a outra com a mão, nota-se que a temperatura da extremidade em contato com a mão torna-se cada vez mais elevada. O que ocorre neste caso é que o calor cedido pela fonte se propagou através da barra até atingir à mão.
Esta modalidade pela qual o calor se propaga é denominada condução. A explicação para tal fenômeno é a de que as moléculas, ao vibrar com maior amplitude, conseguem aproximar-se das moléculas vizinhas. Nessa aproximação, intensificam-se as forças repulsivas e, consequentemente, as moléculas vizinhas passam a vibrar mais intensamente.
Assim, a energia térmica (calor) é conduzida de molécula para molécula do meio a que essas moléculas pertencem.
Em outras palavras, pela colisão entre átomos e moléculas do meio e a subsequente transferência de energia cinética, isto equivale dizer que o calor se transmite através de matéria sem que esta se desloque. Em geral, o fenômeno da condução ocorre nos meios na fase sólida.
A Convecção
A convecção é o processo de propagação de calor no qual a energia térmica muda de local, acompanhando o deslocamento da própria substância aquecida. Ao contrário da