Pa Ses Desenvolvidos
Países desenvolvidos são aqueles que alcançaram altos índices de industrialização, possuem alto nível de escolaridade, alta expectativa de vida, índice de analfabetismo quase nulo, baixos abismos sociais e tudo o que há de bom. Segundo Kofi Annan, ex-secretário-Geral das Nações Unidas, que possui uma visão um tanto utópica do quesito, um país desenvolvido “é aquele que permite que todos os cidadãos desfrutem de uma vida livre e saudável em um ambiente seguro”.
Na verdade, não existe uma classificação oficial para desenvolvimento, pelo menos não por parte da ONU (Organização das Nações Unidas) ou do FMI (Fundo Monetário Internacional), como diz a Divisão Estatística das Nações Unidas: “Não há nenhuma convenção estabelecida para a designação de países ou áreas "desenvolvidas" e/ou "em desenvolvimento" no sistema das Nações Unidas. As designações "desenvolvido" e "em desenvolvimento" são destinadas a conveniência estatística e não necessariamente expressam um juízo sobre o estágio alcançado por um determinado país ou região no processo de desenvolvimento”.
O diferencial que faz esses países tão monetariamente igualitários é que os serviços são mais bem distribuídos entre as pessoas e, acima de tudo, a população trabalha de forma mais eficaz. Suas indústrias, focadas na inovação, são as principais produtoras da alta tecnologia distribuída pelo mundo.
Há pouco tempo atrás, o desenvolvimento estava vinculado somente ao crescimento do PIB per capita (Produto Interno Bruto) de um país, que nos países desenvolvidos pode ultrapassar facilmente os 20.000 dólares/ano. Verificou-se, porém, que a relação entre o aumento do PIB e a melhoria da qualidade de vida das pessoas não era verdadeira na maioria dos casos, pois é preciso levar em consideração a distribuição dessas riquezas geradas.
As sociedades desses países são altamente consumistas em consequência de possuírem um alto poder aquisitivo. Se todas as