Relatorio de fisiologia
INTRODUÇÃO
O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente. Quando ocorrem mudanças no meio, e estas afetam o sistema nervoso, são chamadas de estímulos.
Os nervos fazem parte do sistema nervoso periférico. Nervos aferentes conduzem sinais sensoriais (da pele ou dos órgãos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sinais estimulatórios do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos e glândulas.
MATERIAIS
- Fita Crepe
- Gel condutor
- Tens
PROCEDIMENTOS
Foi utilizado o aparelho, que é conhecido comercialmente como tens. Os eletrodos que foram utilizados são de borracha siliconizada, sendo um equipamento que faz a interfase entre a corrente elétrica e o grupo muscular que irá recebe-lá.
O ar e a pele formam uma resistência para a condução de corrente elétrica. O melhor condutor é a água, mas como é de difícil manuseio, utiliza-se então o gel, pois possui características que mais se assemelham as da água, que deverá cobrir toda a superfície do eletrodo. Os eletrodos foram colocados no braço com uma distância de um palmo entre eles, estando um de frente para o outro sendo fixados por uma fita adesiva.
Após sua fixação, foi necessário selecionar a tecla programa, procurar as correntes e depois a intensidade e verificar se o aparelho está zerado.
RESULTADO
As alunas sentiram um pequeno formigamento e aconteceu uma pequena contração.
CONCLUSÃO
Durante esta primeira aula prática pôde