relatorio de fisica
Centro de tecnologia
Relatório de Física
Prática 01: Paquímetro
Aluno: Pablo Fernandes Marques
Matrícula: 366793
Curso: Engenharia de Energias e Meio Ambiente
Disciplina: Física Experimental para Engenharia
Turma: 2014.1
Fortaleza, Ceará
Introdução
O paquímetro é um instrumento usado para medir dimensões de pequenos objetos ou profundidades com precisão. O instrumento trata-se de uma régua graduada, sobre a qual desliza outra parte ou cursor. O paquímetro é dotado de dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Possui normalmente graduação em centímetros e outra em polegadas. A parte que desliza sobre a outra (cursor) tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. Sua graduação é calibrada de acordo com a norma regulamentadora NBR 6393/1980, que regulamenta procedimentos e demais regras para calibração de paquímetros.
PAQUÍMETRO
2
1.0 Partes de um Paquímetro
Para calcular a precisão de um paquímetro, segue-se a seguinte regra:
A precisão é igual ao número inteiro mais próximo da divisão entre o comprimento do nônio e a quantidade de partes que este é dividido.
P=1-C/p
3
O Nônio O nônio é um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra. Na segunda escala lê-se uma fração da medida da primeira escala. O nônio é usado em paquímetros para obter-se medidas precisas. O primeiro nônio foi um processo de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes e era utilizado para auxiliar na navegação. Na França sua utilidade era outra, era usado para construir instrumentos de metrologia. Veja na figura como é feita a medição com o paquímetro:
O nônio é a escala inferior, que desliza sobre a escala superior. O traço do nônio que se alinhar perfeitamente com um dos traços da escala principal dá a medida da fração