Trabalho de Fundamentos de Informática
CONCEITO
Tecnicamente o pen drive é um dispositivo portátil de armazenamento com memória flash, acessível através da porta USB. Sua capacidade varia de modelo para modelo, mas os pen drives mais atuais já passam dos gigabytes de memória. Por ser pequeno e ter uma grande capacidade, ele já marcou a morte dos velhos e saudosos disquetes de 3,5 polegadas. Não há hoje nenhuma mídia portátil tão rápida na gravação e leitura dos dados, como é com os pen drives, o que os tornou populares muito rapidamente.
O termo “pen drive”, apesar de ser em inglês, não é utilizado nessa língua. Os países falantes da língua inglesa utilizam o termo “USB Flash Drive” ou outro nome similar. Pen drive pode ter sido o nome escolhido por alguns países pelo fato dos primeiros dispositivos portáteis com memória flash terem sido criados com aparência que lembrava uma caneta (“pen” em inglês). Outra possibilidade é a de que estes acessórios são tão pequenos que podem ser considerados até mesmo mais práticos de carregar que uma caneta comum.
COMO FUNCIONA?
Os pen drives também são conhecidos por USB Flash Drives, pois utilizam uma memória flash como modo de armazenamento. Uma das vantagens desse tipo de memória para as demais é o fato de ela ser eletrônica e não magnética – como eram os disquetes -, dessa maneira os dados gravados dificilmente se perdem caso haja interferências de campos magnéticos.
Simplificando, os pen drives possuem um chip gravável e regravável e o processo de armazenamento se dá por meio de elétrons que ao receberem carga positiva se tornam um número 1 e, ao perder em carga, se transformam em 0. É o famoso código binário em ação.
PROBLEMAS QUE POSSAM OCASIONAR MAU FUNCIONAMENTO OU ATÉ MESMO A PARADA DOS MESMOS
Não é incomum trincarem as soldas do conector USB do Pen drive devido ao uso contínuo. Isso pode ocorrer tanto devido a um esbarrão no dispositivo enquanto ele estiver conectado, ou até mesmo ao por e tirar ele da entrada, falta de