Trabalho fundamentos de Informática
Fernanda Oliveira Pereira.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 1º semestre - Manhã.
Tarefa 1: Definições e Conceitos Básicos
1. BIT
Segundo Brazilian Open Univesity (2002), toda e qualquer operação a ser executada em um computador é feita por meio da transmissão de sinais elétricos. Ocorre que, para controlar esses sinais, é preciso material confiável e apropriado. Os primeiros computadores contavam somente com as válvulas para a execução dessa tarefa. Com o passar dos anos e o aumento da tecnologia, esses sinais foram sendo controlados por transistores, feitos basicamente de silício (material semicondutor), que não precisavam de fiação para levar os sinais de um ponto a outro na máquina.
Após o surgimento dos transistores, veio uma solução inovadora e de grande contribuição para a diminuição radical das máquinas: os Circuitos Integrados ou simplesmente CIs, que numa única peça reuniam transistores, capacitores e resistores.
De qualquer forma, os transistores são a base da construção dos microchips, podendo criar somente informação binária, ou seja, se existir corrente passando, o sinal é 1 (um); se não estiver passando, o sinal é O (zero). São estes números que formam o Sistema Binário {0,1}, em que os números 0 e 1 são conhecidos como BIT.
O termo BIT é a sigla de Binary digiT, ou Dígito Binário, pois é baseado somente em dois números que identificam:
Desligado (0)
Ligado (1)
2. BYTE
Segundo Brazilian Open University (2002), o Bit é a menor unidade de informação, mas se estiver sozinho, não se efetua muita coisa com ele. Daí a necessidade de haver mais bits para poder ler o que esse conjunto de sinais quer informar. Se houvesse apenas dois bits, seriam possíveis somente as quatro seguintes combinações representadas nos termos a seguir:
{0;0}, {0;1}, {1,0} e {1,1}.
Como não é possível trabalhar muito com essas combinações, chegou-se a um número suficiente para guardar todos os sinais representados do alfabeto, de