relatorio de fisica
Medição de Velocidade e
Vazão de Fluido
Relatório de Física II
Medição de Velocidade e
Vazão de Fluido
ALUNOS:
OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo provar que a equação de Bernoulli e de Continuidade tem fundamento.
INTRODUÇÃO
EMBASAMENTO TEÓRICO
Medição de Velocidade
A velocidade é uma grandeza vetorial, portanto, a sua medição implica na determinação de seu modo, sua direção e sentido. Existem diversos casos em que se tem necessidade de obtenção de velocidade, seja na obtenção de valores médios da velocidade em um ponto de escoamento, em fenômenos permanentes ou não e em fenômenos que evoluem muito lentamente ou rapidamente com o tempo.
Existem instrumentos adequados a cada caso tendo em conta principalmente, rapidez de resposta.
Equação de BERNOULLI:
A equação de Bernoulli é um corolário da lei de Newton. Nos líquidos sem atrito, uma força que age sobre uma superfície é sempre normal à dita superfície. Nos líquidos com atrito interno aparecem, durante o escoamento, tensões de cisalhamento, de modo que a força que age sobre uma superfície (considerada no seio da massa líquida) não lhe é mais perpendicular. A não-presença de tensões de cisalhamento pode ser utilizada como definição dos líquidos sem atrito.
Lei de Conservação da Massa
A Lei de Conservação de Massa diz que a soma de variação de massa dentro do volume de controle com a taxa líquida de fluxo massa ou vazão através da superfície de controle seja nula.
MATERIAIS
Tambor de 200 litros:
Trena:
Cronometro:
Furadeira:
Chave de fenda:
Martelo:
Água:
Mangueira:
Cadeira para suporte:
Faca de serra:
Veda rosca:
Conexões.
Balde de