Ciencias economicas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DE CAMPINAS
Marcela Medeiros Dainesi - 13113014
Gustavo Ferrari Lacerda de Oliveira – 13213913
Victor de Oliveira Rodrigues - 13305198
Ana Carolina de Queiroz - 13393079
Gabriel Antonio Rocha Lopes - 13304522
Adalberto Ferreira Alves – 13228648
Rodrigo Ferreira Pieroni – 12660999
Índice
1. Introdução
2. O que é a pobreza
2.1 Causas, consequências
3. O que é a exclusão social
4. Relação com o tema
5. Fato recente
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. Introdução
O presente trabalho pretende demonstrar, num primeiro momento, a luta contra a Pobreza e Exclusão social. Sendo um tema atual, com várias causas e consequências, na qual qualquer um de nós não está livre de poder vir a enfrentar, será exposto a partir de então um enfoque para melhor conhecer a realidade.
Tendo como objetivo uma análise teórica das problemáticas no cenário atual, pretende explicitar as principais causas e consequências caracterizando os seus principais conceitos.
Por fim, o a metodologia utilizada ao trabalho, enriquecida com algumas fontes de informações como, por exemplo, artigos retirados da internet.
2. O que é a Pobreza
A pobreza está associada ao conceito de privação de recursos, e não apenas à insuficiência de rendimentos, a ausência de participação nas atividades culturais e sociais dentro das comunidades onde o indivíduo está inserido.
Pode ser identificada como uma situação em que não são satisfeitas determinadas necessidades ou capacidades por escassez ou carência, existindo sempre um elemento de privação involuntária. A privação de recursos alimentares e habitacionais são dois dos principais fatores de pobreza. A pobreza exprime‐se também a outros níveis que não o de recursos, por exemplo, a níveis sociais culturais, ambientais e políticos, onde as pessoas com poucos recursos não