Aula tema 3
Aula-tema 03: Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação A Análise da Cadeia de Valor é uma ferramenta útil para lhe auxiliar em como criar o maior valor possível para seus clientes.
O seu trabalho é coletar dados brutos e "agregar valor" a eles, transformandoos em algo de valor para outras pessoas. Fica mais fácil entender esse processo na área de produção e manufatura, nas quais o fabricante "acrescenta valor" em uma matéria-prima de pouca utilidade para o usuário final (por exemplo, madeira bruta ou polpa de madeira), convertendo em algo que as pessoas estão dispostas a comprar
(por exemplo, papel). Essa ideia é importante nas indústrias de serviços, nas quais as pessoas usam insumos de tempo, conhecimento, equipamentos e sistemas para criar serviços de valor verdadeiro e único para o cliente.
Os clientes podem não ser apenas de fora da empresa; eles podem ser clientes internos, como chefes, colegas de trabalho, ou pessoas que dependem de você e do que você produz.
Na maioria dos casos, quanto maior valor você criar e agregar, mais as pessoas estarão dispostas a pagar um bom preço por seu produto ou serviço, e consumirão mais.
Sendo assim, como descobrir como você, sua equipe ou sua empresa, podem criar esse valor?
É nesse momento que a ferramenta "Análise da Cadeia de Valor" tem sua utilidade. Essa ferramenta ajuda a identificar de que maneiras você pode criar valor para seus clientes e depois o ajuda a pensar em como maximizar este valor, se por meio de excelentes produtos, ótimos serviços ou por trabalhos bem realizados.
A Análise da Cadeia de Valor é um processo de três etapas:
1) Análise de Atividade: primeiro você identifica as atividades envolvidas na entrega do seu produto ou serviço.
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
2) Análise de Valor: em segundo lugar,