Relatorio de fisica
DE FÍSICA
Objetivo:
Analisar o movimento de determinado projétil em duas dimensões para obter a sua velocidade inicial e o seu ângulo de inclinação para que possa ocorrer o seu alcance máximo.
Introdução:
O movimento oblíquo de um projétil com aceleração é um caso de movimento bidimensional e que, portanto é composto de dois movimentos unidimensionais simultâneos, um vertical e um horizontal. Desprezando a resistência do ar, o movimento ideal de uma bola de futebol ou uma bola de golfe são exemplos para o movimento de projéteis. A componente horizontal da aceleração é nula, e se realiza com a mesma constante g, orientada para baixo. Escolhendo um sistema de coordenadas Oy orientado para cima, pode se utilizar:
Ax=0 e Ay=-g, e o movimento se dará pelas seguintes equações: * X=Xo + Voy t * Y=Yo+Voyt+1/2ayt2
Onde xo e yo são as coordenadas da posição inicial, vox e voy são as componentes da velocidade inicial e a ay=-g é a aceleração da gravidade orientada para baixo em relação ao eixo vertical. Como vemos na figura abaixo:
Materiais Utilizados:
Para um experimento básico do calculo da velocidade inicial de um projetil e para obter seu ângulo para o qual terá alcance máximo foi necessário um lançador de projéteis, uma esfera de plástico, uma folha de papel carbono, fita crepe, trena e régua, um papel milimetrado e folhas A4.
Procedimentos Experimentais * Obtendo o alcance máximo a partir do ângulo de tiro.
É necessário certificar que o projétil será arremessado na altura do plano da superfície da mesa, em seguida monte o lançador de projétil no ângulo desejado, no caso do experimento foram utilizados, no lançador, os ângulos 30°, 45 ° e 60°. Dispare o lançador e fixe o papel carbono sobre uma folha A4 no local onde a esfera bateu (aproximadamente), dispare novamente o lançador e meça o alcance. Repita o procedimento para dez disparos e anote os resultados encontrados. * Obtendo o valor da velocidade inicial
É necessário