Urso polar - mamíferos
>Apresentam estruturas epidérmicas exclusivas, que são anexos de sua pele: pêlos, as glândulas sebáceas (lubrifica os pêlos e a pele) e as glândulas sudoríparas(q/ produzem o suor).
>Os estoques de gordura são muito desenvolvidos nos mamíferos, formando o panículo adiposo q atua como isolante térmico e é desenvolvido em animais de clima frio.
>Possuem dentes adaptados à captura de alimentos e mastigação eficiente;
>Possuem pêlos, recobrindo o corpo
>Possuem respiração exclusivamente pulmonar.
>Possuem cérebro e sentidos bem desenvolvidos
>possuem nariz/focinho;
>pulmões com estrutura alveolar;
>diafragma muscular;
>mandíbula composta por um único osso, o dentário;
>cérebro aumentado;
>fecundação interna;
Urso-Polar
Onde vive
O urso-polar é um animal do hemisfério norte que habita o círculo polar ártico. Ele pode ser encontrado no Alasca, no Canadá, na Groenlândia, na Rússia. É encontrado durante o inverno nos mares congelados ao norte da Europa. Vive sempre em pequenos grupos de 3 ou 4, nunca em grandes bandos.
>Possuem as orelhas e os olhos pequenos e arredondados. As patas dianteiras são largas para facilitar o nado e o mergulho e as patas posteriores possuem 5 dedos. O crânio e o pescoço são alongados. As solas dos pés têm papilas e vacúolos que auxiliam a caminhada sobre o gelo.
>Seu pêlo longo e oleoso, juntamente com uma grande camada de gordura mantém o corpo aquecido fazendo com que ele suporte as baixas temperaturas.
Reprodução
Os ursos-polares acasalam entre os meses de março e junho. O período de gestação é de 8 meses, período que exige um aumento de peso de até 200 kg da fêmea para o prosseguimento da gestação.
No fim da gravidez a fêmea começa a procurar o local ideal para cavar uma toca, onde passará os últimos meses de gravidez e onde dará à luz.