Relatorio de fisica a Sobre Colisões
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
DEPARTAMENTO DE FÍSICA - DFI
COLISÕES
NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO AQUI
SÃO CRISTÓVÃO
24/07/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
DEPARTAMENTO DE FÍSICA - DFI
COLISÕES
Relatório apresentado à disciplina de Laboratório de Física A orientado pelo Especialista NOME DO PROFESSOR AQUI referente a uma parte da avaliação.
SÃO CRISTÓVÃO
24/07/2014
1. INTRODUÇÃO
Uma colisão é um evento isolado no qual dois ou mais corpos exercem uns sobre os outros, forças relativamente elevadas por um curto espaço de tempo. Podemos dizer que uma colisão é um choque, o contato de dois ou mais corpos.
Em uma partida de bolinhas de gude ou bilhar, é muito provável que os jogadores não tenham ideia de que eles estão diante de um excelente laboratório de colisões. Durante a partida, as bolas colidem, trocam energia e alteram o sentido dos seus movimentos obedecendo a leis físicas. Essas leis são de caráter geral e não se restringem ao jogo de bilhar. Elas são válidas para qualquer tipo de colisão, como por exemplo, uma batida entre carros ou o choque de uma bolinha contra a raquete durante uma partida de tênis.
As figuras 1, 2 e 3 demonstram exemplos de colisões.
Figura 1- Colisão em jogo de bilhar
Figura 2- Colisão em jogo de boliche
Figura 3– Colisão com automóveis
Quando dois corpos colidem como, por exemplo, no choque entre duas bolas de bilhar, pode acontecer que a direção do movimento dos corpos não seja alterada pelo choque, isto é, eles se movimentam sobre uma mesma reta antes e depois da colisão. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma colisão unidimensional. Entretanto, pode ocorrer que os corpos se movimentem em direções diferentes, antes ou depois da colisão. Nesse caso, a colisão é denominada colisão