Impactos ambientais da globalização
Esse trabalho tem como tema a termologia, contém definição de calorimetria, calor absorvido, gás ideal, calor sensível e calor específico.
Calometria
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, que é muito importante, é o calor. Para entendê-lo, pense em uma xícara de café quente sobre a sua mesa. Após algum tempo esse café estará frio, ou melhor, com a mesma temperatura que o ambiente. Esse fenômeno não é uma exclusividade da xícara de café quente, mas ocorre com todos os corpos que estão em contato de alguma forma e com temperaturas diferentes.
Calor sensível
Como vimos, uma das consequências das trocas de calor, é a variação de temperatura do corpo. Se receber calor, esse corpo poderá sofrer um aumento de temperatura e, se ceder calor, uma possível queda de temperatura. É possível calcular a quantidade de calor trocado pelos corpos através da seguinte equação matemática:
Q=m.c.ΔT
Essa equação é conhecida como a equação fundamental da calorimetria e mostra que o calor sensível depende da massa (m), do calor específico (c) e da variação de temperatura do corpo (
Δt
Gás ideal
A dilatação dos sólidos e líquidos, vemos que quando esses materiais têm suas temperaturas aumentadas sofrem variação em seu volume, ou seja, dizemos que os materiais líquidos e sólidos sofrem aumento em suas dimensões. Em ralação aos gases, podemos dizer que não possuem o mesmo comportamento dos sólidos e dos líquidos, pelo fato de eles ocuparem todo o recipiente em que estão contidos e também pelo fato de eles poderem estar submetidos a pressões diferentes.
Assim como todos os materiais sólidos e líquidos, os gases são compostos por um número gigantesco de átomos e moléculas que se movimentam de acordo com as leis da cinemática. No entanto, é impossível escrever equações de