A GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA JUNTAMENTE COM A CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA AMBIENTAL
PATRICIA RAMOS DA CUNHA1
RESUMO
A importância das questões ambientais que tem exigido cada vez mais engajamento de diversos seguimentos da sociedade. Com isso, cada dia mais, vem crescendo a consciência ecológica quanto à preservação do meio ambiente para torná-lo cada vez mais sustentável. Diante da pressão do mercado interno, da conscientização da sociedade por um mundo mais limpo, sustentável e renovável e a preocupação ambiental, das autoridades governamentais, as empresas começam a buscar na preservação do meio ambiente um diferencial de competitividade. Com a globalização, leis cada vez mais restritivas direcionadas ao meio ambiente, são impostas pelo mercado. Assim, a questão ambiental vem se tornando cada vez mais uma obrigação das empresas em suas atividades empresariais.
PALAVRAS-CHAVE: sustentável, meio ambiente, preservação, globalização.
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de combater a degradação ambiental e criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, no período de 1993 a 1996, a ISO (International Organization for Standarzation) reuniu diversos profissionais formados por representantes de pais membros e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas áreas envolvidas com o meio ambiente. Este comitê desenvolveu a norma ISO 14001 que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema que gerenciasse a questão ambiental dentro da empresa, ou seja, um sistema de gestão ambiental. É a mais conhecida entre todas as normas da série 14000.
Na sociedade atual muito se questiona sobre o desenvolvimento sustentável, no qual as necessidades do presente devem ser atendidas, mas sem comprometer as necessidades futuras. Sabe-se que uma das várias preocupações que afetam as grandes empresas