Relatorio de fisica, queda de corpos
Resumo. Neste relatório será discutido como foi calculada a gravidade de uma bola de ferro entre dois sensores, em cinco tempos diferentes, que foram encontrados com o auxilio do cronometro digital, ele determinou quantos segundos a bola leva para passar do primeiro para o segundo sensor. A partir desses valores, usou-se fórmulas físicas, mas especificamente as relacionadas ao assunto de queda livre, para chegar a resultados necessários, como velocidade que a bola chega no primeiro sensor, a partir do momento que se desprende do eletroímã. E por fim substituiu os valores na fórmula que determinou a gravidade em cada tempo encontrado.
Palavra-chave: gravidade, queda livre, eletroímã.
1. INTRODUÇÃO
“Os gregos da época clássica encontraram dificuldades na análise do movimento. Essas dificuldades estavam relacionadas com a formulação de conceitos básicos de movimento.” Analisando esses problemas Aristóteles concluiu que à medida que o peso aumenta mais depressa o corpo cai. Contudo, Galileu procurou verificar em experimentos se as idéias de Aristóteles eram validas, e chegou à conclusão que objetos de pesos muito diferentes, caiam ao mesmo tempo quando se eliminava a resistência do ar. Baseado nessas experiências observa-se que todos os corpos quaisquer que sejam os tamanhos, a aceleração é a mesma para todos. No decorrer do relatório veremos como isto acontece, uma vez que a bola lançada sofreu pouca variação de tempo e consequentemente pequena variação na gravidade (aceleração). Sendo de apenas 0,2m/s².
2 METODOLOGIA
O primeiro passo para realização desse experimento foi conhecer o aparelho que seria usado, a partir disso escolher com sua dupla a altura que os sensores seriam colocados, e então regular os mesmo. Em seguida zerar o cronometro digital, que calcula os segundos que a bola vai levar para passar de um sensor ao outro. Feito isso retire a bola de ferro da cesta do aparelho onde se encontra os