Queda livre
CURSO: TECNOLOGA EM CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA: FISICA APLICADA
PROF. Msc. CLEITON F. NASCIMENTO
RELATÓRIO 05:
QUEDA LIVRE
UMUARAMA-PR / 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA: FISICA APLICADA
PROF. Msc. CLEITON F. NASCIMENTO
ACADÊMICOS: ROSIMERI APª ROCHA RA: 54107 ANTONIO DA SILVA ABADE RA: 53994 CRISTIANE AP. S. DA CRUZ RA: 54244 PAULO HENRRIQUE BARBANTI RA: 49742 MICHELI RA: 53561 DILSON CLAY RA: 49724 ARIANE MEDINO RA: 54879
RELATÓRIO 05:QUEDA LIVRE
Relatório apresentado a Universidade Estadual de Maringá / DTC / Campus de Umuarama no curso de Tecnologia de Construção Civil, o qual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina de Física Aplicada.
UMUARAMA-PR / 2011
I. RELATÓRIO 05: QUEDA LIVRE
II. RESUMO
Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes.
O movimento de queda livre, como já foi dito, é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2.
III. INTRODUÇÃO E OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA
Entre os diversos movimentos que ocorre na natureza, ouve sempre interesse no estudo do movimento de queda dos corpos próximos à superfície da terra.
Quando abandonado um objeto de uma determinada altura, pode-se verificar que, ao cair, sua velocidade aumenta. Daí pode-se dizer que o movimento em queda livre é acelerado.