Al12
Escola Secundária
Padre António Manuel Oliveira
Classificação_______________ Professor__________________
Objectivos: Realização de uma actividade prática laboratorial que permite determinar a aceleração de um corpo em queda livre e comparar essa aceleração para corpos de massas diferentes Distinguir força, velocidade e aceleração. Reconhecer que, numa queda livre, corpos com massa diferente experimentam a mesma aceleração. Manipular com correcção e segurança material e equipamento. Organizar os dados numa tabela. Determinar, a partir das medições efectuadas, o valor da aceleração da gravidade e comparar com o valor tabelado. Analisar criticamente os resultados obtidos. Introdução: A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interação gravítica. A única força que atua sobre o corpo é a força gravitacional (figura 1). O corpo move-se, na vertical, com um movimento retilíneo uniformemente acelerado. Qualquer corpo, em queda livre, independente da sua massa, move-se com aceleração constante.
A aceleração do movimento é a aceleração da gravidade ( g ).
Características do vector g : - Direcção: Vertical - Sentido: dirigido de cima para baixo
Figura 1
-Valor: depende da latitude, da altitude e do planeta. À superfície da Terra o seu valor é de 9,8 m s-2 A aceleração gravítica não depende da massa dos corpos, como se pode demonstrar de seguida:
RELATÓRIO ACTIVIDADE EXPERIEMNTAL Escola Secundária de Lagoa-11ºA
Página 1
FÍSICA E QUÍMICA A ACTIVIDADE LABORATORIAL
Escola Secundária
Padre António Manuel Oliveira
Em que mT é a massa da Terra , rT o seu raio e a m a massa do corpo. Para locais próximos da superfície da Terra, a aceleração gravítica toma o valor de 9,82 ms-2. Na actividade experimental, para simular os corpos em queda, utilizaram-se