Relatorio De Fisica Medidas Lineares
AUTÔNOMO DO BRASIL
(UNIBRASIL)
MEDIDAS LINEARES
Caoana Caruza
Helena da Silva Marques
Katia Arakaki Nagasawa
Queles Regina Costa dos Passos
Tiago Cezar da Costa
MEDIDAS LINEARES
Relatório apresentado à disciplina de Métodos Físicos, como requisito parcial de avaliação. Sob orientação da professora Lisiane Lange da Silva.
1.0 INTRODUÇÃO
Para obtermos medidas confiáveis é necessário que os instrumentos utilizados tenham um padrão de referência para sua devida calibração, na tentativa de minimizar os possíveis erros e incertezas que venham a ocorrer durante um procedimento realizado. Este procedimento é muito utilizado em Indústria Farmacêutica (produção e controle de qualidade) e laboratórios.
O paquímetro, para determinar com precisão as dimensões externas ou internas dos utensílios ou ainda de profundidades; o cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, apresenta duas escalas o nônio (que mede em milímetros) e o vernier (que mede em polegadas). No caso de realizar uma medida com uma régua milimétrica e o resultado for um número não inteiro de divisões o nônio ou vernier permite efetuar a leitura dessa parte fracionária (menor divisão escala principal). (NELSONREYES.COM./APOSTILA/UNIVERSIDADEFEDERAL)
No sistema métrico, existem paquímetros em que o nônio possui dez divisões equivalentes a nove milímetros (9 mm). Há, portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel. Essa diferença é de 0,2 mm entre o segundo traço de cada escala; de 0,3 mm entre o terceiros traços e assim por diante. As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC.
Nas medidas externas, a peça a ser medida deve ser colocada o mais profundamente possível entre os bicos de medição para evitar qualquer desgaste na ponta dos bicos. Nas medidas internas, as orelhas