Relatorio de Fisica Lei de Hooke
1. Procedimento experimental Página 2
2. Resultados obtidos Página 2,3
3. Cálculos, tabelas e gráficos Página 3,7
4. Conclusões e discussões Página 8
5. Bibliografia Página 8
1. Procedimento Experimental
Parte 1: Determinação da constante elástica da mola
Fixar uma das extremidades da mola utilizando o suporte disponível deixando a mola na vertical e fixar o gancho (o gancho deve ser desprezado em relação à massa do corpo) que será utilizado para adição das diferentes massas. Feito isso determinar a origem como sendo a posição onde se encontra o gancho (a origem adotada deve ser a mesma do inicio ao fim do experimento), fixar as diferentes massas uma a uma e anotar seus respectivos deslocamentos para cada massa, preencher a tabela 1 com as massas e seus respectivos deslocamentos para o calculo da Força, adotasse nesse experimento g = ( 9,78 0,01) m/s2. Após todos esses procedimentos fazer um gráfico em papel milimetrado da força que o corpo exerce contra o deslocamento e determina a constante elástica da mola através do calculo do coeficiente angular.
Parte 2:Determinação da constante elástica da associação de molas Adicionar outra mola em paralelo a já existente e realizar o procedimento experimental da parte 1, usar a tabela 2, concluído remover uma das molas e acoplar na outra fazendo assim uma associação em serie e novamente realizar o procedimento da parte 1, usar a tabela 3.
2. Resultados Obtidos
A partir das informações obtidas durante a prática M(kg) e y(M) preenchidas as tabela (1, 2, 3,4) utilizar essas informações para o calculo da Força e constate elástica, considerando a .
Assim:
Para realizar os cálculos de F e k:
Subtração:
Multiplicação:
Divisão:
Coeficiente angular da reta:
3.