relatorio fisica lei de hooke
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Experimento 2: Lei de Hooke
Amanda Ramos Nascimento, Gustavo Vasconcellos Ambrósio, Suellen Yañes da Silva
1. Resumo: O experimento tem como objetivo calcular intensidade da força necessária para a deformação da mola, definir um valor para a constante elástica k, observar a curva de calibração do dinamômetro e se ele obedece a Lei de Hooke. Para calcular essa força utilizase a fórmula F = k.x expressão desenvolvida por Robert Hooke. A partir dessa fórmula, é possível observar a relação entre a deformação e a força linear, ou seja, podemos expressála por uma reta: y = ax +b [1]. O que se pode comprovar pelo método dos mínimos quadrados, assim criar um gráfico e definir valores para a constante elástica k do dinamômetro de 1N (10,2±0,1) e para o dinamômetro de 2N (20,4±0,2).
Palavras- chaves: Lei de Hooke, deformação da mola e constante elástica
2. Introdução: Na natureza, existe uma grande variedade de forças de interação que podem ser estudadas e analisadas através de experiências. Um exemplo de força que se desenvolve freqüentemente em nosso cotidiano é a força elástica. Este fenômeno ocorre quando um objeto volta ao seu tamanho original após ter sido deformado por uma força qualquer.
Entende-se por deformação de um corpo uma alteração na sua forma ou na dimensão do objeto considerado [4].
Algumas medidas dependem de modelos mais complexos, como no caso da força de uma mola que sofre deformações em sua dimensão devido à ação de uma força. Elas podem ser manipuladas, assim obtendo diferentes resultados para um mesmo modelo [1].
Foi Robert Hooke, cientista inglês que estudou as forças elásticas [1]. Em 1660 analisando o comportamento de uma mola, observou que as deformações eram diretamente relacionadas com a massa do corpo aplicado em uma das extremidades da mola. Quanto maior fosse sua massa, maior era a deformação (deslocamento) sofrida pela mola