RELATORIO De Etica
OBRA: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
1-REFERENCIA DA OBRA
FULLER, Lon L. O Caso dos Exploradores de Cavernas. Tradução do original inglês e introdução por Plauto Faraco de Azevedo. 10ª reimpressão – Porto Alegre: Fabris, 1999.
2- VISÃO GERAL DA OBRA:
A narrativa fictícia de O Caso dos Exploradores de Caverna se passa no iniciar de maio do ano de 4.299, quando cinco membros de uma sociedade espeleológica adentram uma caverna de rocha calcária em Stowfield, onde há um deslizamento obstruindo a entrada e saída do local, deixando-os presos. Equipes de resgate foram acionadas e pelo grau de dificuldade, as forças foram ampliadas e novos problemas se somavam copiosamente. E nessa tentativa, dez homens da equipe de resgate são levados a morte. Enquanto isso, os alimentos que dispunham os exploradores estavam se esgotando. O medo, instabilidade emocional e psicológica, insegurança começavam a desequilibrá-los.
Após vinte dias de clausura, os exploradores conseguiram fazer contato com o pessoal de resgate e autoridades. Como não obtiveram resposta sobre suas dúvidas e apoio por nenhuma das partes que estavam envolvidas na tomada da decisão, resolveram tirar pela sorte (através de dados) quem seria a pessoa escolhida para ser sacrificada e servir de alimento para que os outros pudessem sobreviver. Foi feito, e no vigésimo terceiro dia foram resgatados. E após receber tratamento adequado quando reintegrados a sociedade, foram levados à tribuna, julgados, em primeira e segunda instância, mesmo com intervenção de juízes e opinião pública favorável e, por fim conseguinte, condenados à forca por violar a vida.
2.1 QUAL O ASSUNTO PRINCIPAL DO QUAL SE OCUPA O LIVRO?
Em toda a obra, Fuller deixa como foco central a discussão sobre o que é justo e injusto, (noção de justiça), ou seja, uma discussão sobre o que é Direito (ciência).
2.2.Qual a tese que o autor defende no livro?
Nesse sentido, o autor defende a relação entre a percepção do julgador,