Saude Coletiva
Todos nós temos o direito á saúde, as necessidades básicas dos seres humanos devem ser respeitadas, dar atendimento dignos aos que precisam é o dever dos médicos e dos que estão envolvidos na área da saúde. Os antigos diziam que as doenças vinham de magias ou demônios, e que as pessoas só podiam ser curadas por meio de orações ou magias, porém sabemos que através de estudos a população pode ter o atendimento básico e remédios disponíveis conforme suas necessidades.
Doenças contagiosas eram e ainda são um perigo muito grande, sem cuidado um simples vírus pode devastar uma multidão, isolamento das pessoas e coisas que tiveram contato com o vírus é essencial, porém não é a solução. Deve-se buscar orientação de como não transmitir mais a doença e fazer prevenções para que outras pessoas não peguem a doença.
Desde 1500 quando foi descoberto o Brasil, o País passa por alguns avanços, muitas leis favorecendo a medicina foram feitas, e com isso expandindo a saúde no país. Desde então a saúde básica se tornou direito de todos os cidadãos e dever do país, do governo e do estado o fornecimento.
O acesso das mulheres grávidas ao pré-natal foi essencial, pois o número de bebes recém-nascido caiu, porém os estudos apontam que há um número muito grande de mães adolescentes e que essas não possuíam nenhum tipo de orientação, elas também na maioria das vezes eram negras e de famílias de baixa renda. Há indícios também que existe uma grande proporção de suicídios e de mortes por acidentes, como os homicídios e os acidentes de trânsito, observando que desses eram homens e negros.
Saúde é o básico na sociedade, e devemos ter os devidos cuidados com ela. Os cuidados primários, que é basicamente a prevenção e a orientação para que as doenças não surjam; os cuidados secundários consiste no tratamento da doença em estagio inicial ; os cuidados terciários que são atendimentos complexos a pacientes que estão em nível avançado e muito grave da doença. Os cuidados