relatorio de estagio
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Autores: JOSENILDO TERTULIANO SANTOS SILVA
SANDRA SILVA SOUSA E SILVA
I-Introdução
A necessidade do Estágio Supervisionado na formação profissional está definida na legislação federal ? LDBN nº. 9394, de 20 de dezembro de l996 e, nos atos normativos dali originados. Especificamente, encontra-se discutido no Parecer CNE/CP, 27/2001, onde estabelece que o estágio supervisionado deverá ser feito nas escolas de educação básica.
Assim, a integração, entre a educação básica e o ensino superior, se efetiva, dentro do Regulamento de Estágio Supervisionado, dentro de uma ótica progressista, os acadêmicos do 8º período, turmas A e C, do curso de Pedagogia, realizarão Estágio Supervisionado na área do ensino fundamental, nas escolas de nível fundamental, sob supervisão da professora Ilda Maria Santos Tavares, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos, objetivando a tradução de tais conhecimentos em práticas de educação, tendo a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre a realidade encontrada nas escolas.
O estágio constitui uma das condições para a obtenção da licença para o exercício profissional, na medida em que é considerado "o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino/aprendizagem que tornar-se-ão, concretos e autônomos quando da profissionalização deste estagiário." (Parecer CNE/CP 28/2001)
Estágio significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para aprendizagem e experiência em determinado assunto ou profissão aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada, sinalizando o seguinte aspecto: "Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural