relatorio de campo
RELATÓRIO DE CAMPO
Ademir Antônio Coutinho
CIÊNCIAS DO SOLO
Poços de Caldas, 04 de junho de 2014.
I – Introdução A visão técnica da formação de um relevo e solos nas extremidades de uma caldeira vulcânica e influências em seu entorno.
A cidade de Poços de Caldas possui uma formação montanhosa na cratera vulcânica e projeções de relevo mais aplainado e solos mais profundos na medida em que deslocamos sentido ao estado de São Paulo.
O objetivo da visita foi observar a formação de solos oriundos de propriedades vulcânicas que ocorreram em tempos históricos e sua situação nos dias de hoje.
II - Primeira parada
No primeiro ponto de visita encontramos um ambiente característico de formação montanhosa, com solos rasos, ou seja, pequena apresentação do horizonte “A” seguido de uma presença dominante de rochas, com afloramento dessas rochas e baixa fertilidade.
Analisando essa situação podemos ressaltar que os solos formados nesses locais, não apresentam características propicias ao desenvolvimento de cultura devido sua declividade e baixa fertilidade.
III - Segunda parada
No segundo ponto já pudemos observar um relevo com montanhas mais baixas e solo mais profundo, não sendo observada a presença dominante de rochas, porém o horizonte “A” bastante definido, mas ainda com características de baixa fertilidade devido presença de argila, silte e areia.
Em relação à primeira área, uma mudança considerável na paisagem, visto que saímos de um local montanhoso e caminhamos sentido ao Estado de São Paulo onde constatamos montanhas mais baixas com vales e vertentes mais abertos, porém já encontramos solos com algumas culturas e pastagens.
IV - Terceira Parada
Na terceira observação nos deparamos com colinas mais aplainadas, relevo bastante plano, formação de solo mais profundo, mais desenvolvido, predominância de Latossolo Vermelho, oriundo de arenito e basalto, sendo