Relatorio De Bioinformatica
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MOYSÉS FAGUNDES DE ARAUJO NETO
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
BIOINFORMÁTICA E ALINHAMENTO DE NUCLEOTÍDEOS
FEIRA DE SANTANA
2014
MOYSÉS FAGUNDES DE ARAUJO NETO
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA
BIOINFORMÁTICA E ALINHAMENTO DE NUCLEOTÍDEOS
Relatório apresentado à Universidade Estadual de Feira de Santana, ao curso de Farmácia, como requisito de nota parcial da disciplina Bioquímica II.
Orientador: Luís Carlos Alcântara
FEIRA DE SANTANA
2014
INTRODUÇÃO Desde a descoberta da estrutura do DNA e do desenvolvimento da biologia molecular, o homem vem buscando novas alternativas que o auxiliem na busca por maior fluidez nos trabalhos de pesquisa, acelerando a geração de processos e produtos. A bioinformática, desse modo, surge para suprir as necessidades do avanço cientifico que passou a ocorrer. Araujo (2008) cita sobra à bioinformática que,
[...] seu surgimento teve início a partir dos avanços na área de biologia molecular, especialmente com o advento dos projetos genomas, que geraram volumes intensos de informações obtidas a partir do sequenciamento de fragmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA).
Nesse aspecto, a bioinformática é considerada como ciência multidisciplinar que intermedia a biologia molecular e a ciência da computação que vem contribuindo para avanços na pesquisa básica voltada para o estudo do DNA, o que garante sua aplicação direta nos mais variados setores da sociedade contemporânea.
Sendo suas contribuições na área medica ilimitadas, a bioinformática através de alinhamento de comparação gênica pode ser a chave para a descoberta de novos fármacos e vacinas, além de permitir o estudo de agentes etiológicos de diversas patologias “acarretando no emprego direto no diagnóstico e na epidemiologia de inúmeras patologias” (HERZEL, 2001).
Dentre os alinhamentos de vírus realizados esta o vírus T-linfotrópico humano. O HTLV é um retrovírus que atinge