relatorio de atrito
Relatório de conclusão da
Força de Atrito.
Matéria: Fisica Experimental1.
Docente: Wilson Orlandinho
Definições:
Atrito, em física é o componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles. [
Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito. Passar um dedo pelo tampo de uma mesa pode ser usado como exemplo prático: ao pressionar-se com força o dedo sobre o tampo, o atrito aumenta e é mais difícil manter o dedo se movendo pela superfície.
Entretanto, ao contrário do que se poderia imaginar, mantidas as demais variáveis constantes, a força de atrito não depende da área de contato entre as superfícies, apenas da natureza destas superfícies e da força normal que tende a evitar que uma superfície "penetre" na outra.
No caso de deslizamento sobre fluidos chamados não-newtonianos essa relação pode mudar, enquanto sobre fluidos newtonianos, independe da condição de movimento. []
Experimento:
O objetivo do experimento determinar o ângulo que o corpo comece a descer, a forma empírica que ocorrerá a validação do experimento será calculada pela seguinte relação:
Onde: μ: coeficiente de atrito (adimensional)
N: Força normal (N)
Para esta validação foram utilizados os seguintes recursos:
Material: Plano Articulável com e sem anteparo de acrílico;
Bloco de teste: 1,04N
Dinamômetro: 2N
Relatório de conclusão da São Paulo, 21 de Maio de 2014.
Força de Atrito.
Matéria: Fisica Experimental1.
Docente: Wilson Orlandinho
Materiais Utilizados :
Bloco de