Relatorio De Fisica ATRITO
ENEGENHARIA CIVIL
ATRITO ESTÁTICO
AMANDA THATIANE MORAES DE SOUZA
EMILLY FERNANDES DE LIMA
ERIKA ACILOLI SANTOS
THATIANE EVELLYN DE JESUS SILVA
ARACAJU-SE
2015
AMANDA THATIANE MORAES DE SOUZA
EMILLY FERNANDES DE LIMA
ERIKA ACILOLI SANTOS
THATIANE EVELLYN DE JESUS SILVA
ATRITO ESTÁTICO
Relatório apresentado à disciplina de Física Experimental pelo curso de Engenharia Civil da Faculdade Pia décimo, ministrado pelo professor Romel Menezes de Araujo 2015/5.
ARACAJU-SE
2015
1 INTRODUÇÃO
A força de atrito existe somente quando acontece uma interação mecânica entre as superfícies de dois corpos ou a tendência de movimento entre elas causada por outras forças externas, a energia produzida do movimento entre as superfícies são totalmente convertidas em forma de calor. Para o cálculo da força de atrito existem, além da força normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito estático e coeficiente de atrito cinético, esses coeficientes dependem do material que compõem o corpo estudado. Todos os corpos que estudamos por mais liso que seja sua superfície possui uma rugosidade, essas rugosidades podem ser microscópicas ou macroscópicas.
O plano inclinado é a máquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas já utilizavam superfícies inclinadas para subir encostas e transportar cargas em desníveis. Acredita-se que a construção das pirâmides do Egito foi facilitada pelo plano inclinado. O problema do plano inclinado, mais do que um exercício ou questão de vestibular, foi uma importante contribuição à evolução dos conceitos da Física. No estudo da queda livre, desenvolvido por Galileu, o plano inclinado assume papel de relevo.
Na dinâmica as leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas