Procariotos
Células com a maior diversidade bioquímica;
Classificado de acordo com as suas estruturas internas;
Não possuem um núcleo compartimentado para abrigar seu DNA;
Não possuem organelas: retículo endoplasmático (rugoso e liso),complexo de Golgi, mitocôndrias e cloroplastos; Apenas ribossomos como organóides. Também apresentam mesossomo: dobra da membrana onde ocorre produção de energia.
Geralmente apresenta capa protetora flexível chamada parede celular (porosa, facilmente penetrada por uma variedade de moléculas), seguida da membrana plasmática (que fornece a separação funcional entre o interior da célula e o ambiente externo) envolvendo um único compartimento citoplasmático que contém DNA e/ou RNA, proteínas e uma grande quantidade de moléculas;
Geralmente vivem como indivíduos independetes, mas também podem formar colonias. Os procariotos atuais, que incluem todos os diversos tipos de bactérias, são divididos em 2 grupos: As Arqueobactérias e as Eubactérias.
As Arqueobactérias:
São subdivididas em 3 grupos:
Halófitas: Vivem em concentrações salinas extremas;
Metanogênicas: Vivem em pântanos, no fundo dos oceanos, estações de tratamento de esgotos e no tubo digestivo de algumas espécies de insetos e vertebrados herbívoros, onde produzem metano (CH4) como resultado da degradação da celulose;
Termoacidófilas: Vivem em zonas de águas termais ácidas;
As Bactérias:
Vivem em uma enorme variedade de nichos e possuem uma capacidade bioquímica extraordinariamente variada;
A maioria das bactérias são heterótrofas. As bactérias heterótrofas podem ser: decompositoras (assim com os fungos atuam como decompositoras da matéria orgânica morta, transformando os restos dos seres vivos em sais minerais, devolvendo-os para o solo ou para o ambiente aquático); parasitas; mutualísticas.
Podem apresentar diferentes formas;
A Respiração Bacteriana:
a. Para sobreviver, as bactérias necessitam catabolizar (desmanchar) a glicose para a obtenção