RELATORIO DE ANALISE INSTRUMENTAL
BEATRIZ GUEDES
DAIANY FONSECA
CAROLINE MARQUES BANDEIRA
EXTRAÇÃO DE BETA CAROTENO
Mogi das Cruzes, SP
2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
BEATRIZ GUEDES – RGM:11141101356
DAIANY FONSECA – RGM: 11141101704
CAROLINE MARQUES BANDEIRA – RGM: 11141102164
EXTRAÇÃO DE BETA CAROTENO
Relatório referente à aula prática de analise instrumental, do curso de Farmácia, da Universidade de Mogi das Cruzes – SP, como parte de critério de avaliação da M1.
Professor orientador: Alexandre Lima
Mogi das Cruzes, SP
2015
EXTRAÇÃO DE BETA CAROTENO
1. INTRODUÇÃO
1.1 MACERAÇÃO
A maceração é o nome dado a uma operação física que consiste em retirar ou extrair de um corpo, certas substâncias que são consideradas princípios activos. Esses princípios activos podem ser posteriormente utilizados com certas finalidades, quer farmacológicas, quer químicas.
A maceração é normalmente feita, moendo previamente o corpo ou substância a macerar, seguido-se a utilização de um solvente para extracção do ou dos princípios activos. Com a écnica de maceração, não leva ao esgotamento do princípio ativo devido a saturação do líquido extrator e equilíbrio difusional entre o meio extrator e o interior da célula vegetal. Também é uma técnica simples e muito utilizada na preparação de tinturas mães em homeopatia e tinturas oficiais. Líquido extrator mais utilizado é o álcool ou misturas hidroalcoólicas. A extração é feita a frio.
1.2 EXTRAÇÃO
A técnica da extração envolve a separação de um composto, presente na forma de uma solução ou suspensão em um determinado solvente, através da maceração com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente que inicialmente contém a substância. Quando as duas fases são líquidos imiscíveis, o método é conhecido como "extração líquido-líquido‖. Neste tipo de extração o composto estará distribuído entre os dois solventes. O sucesso da