Relatorio de administração
Dia 25 de outubro de 1964, hospital São Lucas, marco zero da nova era para Guaíra:
Nascia FABIAN PERSI VENDRÚSCOLO. Assim como uma profecia que se cumpre, chegava ao mundo aquele que estava predestinado a mudar a história de nossa cidade.
Uma vida pautada pelo trabalho, buscando sempre alcançar metas que, para alguns eram inatingíveis, porém não para ele, que com sua capacidade de superar limites e levar seus sonhos muito além da realidade, rompeu os mais sólidos grilhões da estagnação política que pairava sobre nossa cidade.
Como prefeito, quebrou o estigma de ser o político das elites, pois nunca houve um governo que fez tanto pela população menos favorecida como Fabian. Pois é, aquele então, “jovem burguês” como é chamado por seus adversários, formado em uma faculdade particular, de família tradicional em nosso município, foi o que mais se solidarizou com as classes mais baixas, vivendo suas dores e dificuldades. É contraditório, eu sei, porém ele possui uma característica que nunca antes na história de Guaíra, um prefeito possuiu: A capacidade de amar o próximo, de se compadecer por suas dores. Na bíblia, Tiago, em sua carta já dizia: “mostra-me a tua fé sem as tuas obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. Ainda que sem o tradicional “tapinha nas costas” ou mesmo aquele “sorriso fácil”, tão comum em políticos comuns, suas ações foram sempre voltadas aos menos favorecidos.
Uma das maiores preocupações de Fabian é com as crianças, pois sabe da fragilidade e ausência de maldade em cada uma delas. Conforme suas próprias palavras: “Elas precisam de nosso amparo”.