Relatorio da mini caldeira
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
ALEX TURRIONI
LOURIVAL JÚNIOR
NARÚBIA MIRANDA MAGALHÃES
RAFAEL VIEIRA NERES
WEBER RABELO
RELATÓRIO DE TERMODINÂMICA
Anápolis
2015
MINI CALDEIRA
OBJETIVO:
Desenvolver o projeto de uma mini caldeira, utilizando o conhecimento adquirido na disciplina de termodinâmica.
RESUMO:
Uma mini caldeira foi feita a partir de um extintor de incêndio de carro reaproveitado, com o intuito de gerar energia a partir de vapor de água, que movimentaria um cooler, e que, por sua vez, transmitisse a energia para pequenas lâmpadas de LED que acenderiam.
INTRODUÇÃO:
Caldeira é um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, gerar energia, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor. Neste trabalho apresentaremos o relatório de uma caldeira em escala mini, para gerar energia.
MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS:
Extintor de incêndio de carro vazio;
Suporte para o extintor;
Manômetro;
Válvula;
Mangueira;
Bico para a mangueira;
Cooler;
Pequenas lâmpadas de LED;
Maçarico;
Água.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
O extintor de incêndio foi fechado com a válvula, com um sistema de rosca, para gerar pressão dentro dele. O manômetro foi acoplado na válvula para manter o controle da pressão interna. Na abertura da válvula foi colocada a mangueira, para direcionar a saída do vapor quando a válvula fosse aberta, e em sua extremidade o bico. A extremidade livre da mangueira foi colocada no cooler, que por sua vez era ligado as lâmpadas de LED. O maçarico foi acendido e colocado para aquecer o extintor, que estava com água dentro, e apoiado em um suporte. Assim que a pressão interna atingiu 50 psi, a válvula foi aberta, liberando o vapor de água, que fez o cooler girar, e por fim gerar energia, que