Relatorio Creatinina
CURSO DE NUTRIÇÃO
FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA FERREIRA
RELATÓRIO
DOSAGEM DE CREATININA
Aracaju
2015
FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA FERREIRA
RELATÓRIO
DOSAGEM DE CREATININA
Relatório apresentado ao curso de Nutrição, sob a orientação da profª. Fernanda Menezes Pereira, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Bioquímica.
Aracaju
2015
Introdução
Creatinina é uma substância proveniente da degradação da creatina fosforilada (ou fosfocreatina). A creatina é produzida pelo fígado, rins e pâncreas e então transportada até os músculos, onde é degradada por meio da catalisação pela enzima creatina-quinase. Essa reação se dá através da contração muscular ou seja, toda vez que um músculo é contraído tem-se a quebra de creatina produzindo creatinina, que é posteriormente lançada na corrente sanguínea e eliminada através da urina.
A creatinina é constantemente produzida e eliminada no organismo, e por assim ser, se faz um importante parâmetro de avaliação da função renal, uma vez que sua excreção se dá por filtração glomerular (em algumas etapas da filtração a creatinina é absorvida novamente, mas depois essa absorção é compensada por uma alta excreção), assim, se os rins não funcionam de maneira adequada, a creatinina não é devidamente eliminada do corpo.
Os níveis de creatinina no sangue são estabelecidos através de um exame bioquímico laboratorial, feito com sangue