RELATORIO CONTABIL
O Balanço Contábil é um conjunto de relatórios que evidenciam, em um determinado momento, os resultados obtidos através das operações realizadas pela Entidade. É uma espécie de fotografia do patrimônio da empresa na data de sua apuração.
É por meio desses registros que os administradores/proprietários têm o controle detalhado do patrimônio da entidade. Com essas informações, torna-se possível o planejamento de suas atividades através do gerenciamento dos recursos disponíveis, o conhecimento de custos e despesas e a apuração do lucro ou prejuízo.
Por ter uma gestão baseada na transparência com seus usuários/professores, os alunos do 4 período de Ciências Contábeis do IFPR, disponibilizam as informações de sua empresa exemplo, para que os professores possam avaliar a situação patrimonial e os lançamentos que foram realizados como aprendizado, prestando aos ilustres nosso esforço e dedicação.
Falaremos um pouco de cada parte da estrutura cuja compõe um Balanço Patrimonial bem como outras demonstrações contábeis que se utilizam destes mesmos dados em separado ou semelhantes. Salientamos que a análise de uma demonstração contábil e a interpretação correta dos dados e informações ali constantes são indispensáveis para o êxito de uma entidade.
Lembrando que a empresa estudada foi um consultório odontológico, tributada pelo Lucro Presumido, “acompanhada” no período de um mês, (08/2013), com apenas um funcionário.
Estrutura do Balanço Patrimonial:
Ativo – Passivo - Patrimônio Liquido – D R E
Ativo
O Ativo se divide em Ativo Circulante e Ativo não Circulante.
Ativo Circulante:
Relação de contas do Ativo que relata todos os bens e direitos da empresa, que podem estar a sua disponibilidade financeira no momento do balanço, ou a curto prazo a partir do levantamento de sua existência. (Até o encerramento do exercício seguinte).
Ex: caixa, bancos, estoques, contas a receber, etc…
Ativo Não Circulante:
Demonstra todos os bens e direitos, que